. Vamos ver hoje o caso de Saul contra Davi.
Em 1 Samuel capitulo 8, o povo pede à Samuel um rei, e Deus atende ao pedido do povo; no capítulo 9 Saul é ungido Rei de Israel, e Deus tinha dado a ele a missão de libertar o povo do domínio dos Filisteus. Então daquele dia em diante Saul se tornou o Rei do povo e guerreou muitas guerras e venceu todas elas. (Ver 1 Samuel 14:47). Mas no capitulo 15 de 1 Samuel, Deus dá uma ordem a Saul, de que ele deveria matar todo o povo amalequita, e não deixar escapar ninguém e nada.Mas Saul não obedece por completo a ordem do Senhor e poupa a vida de Agague o rei deles e o melhor dos animais, por desobedecer, Saul é rejeitado por Deus como rei. O Espirito do Senhor se afasta dele, mas ele não o sabe. Saul continua como rei, mas sem o Espirito de Deus...
Então, Deus procura um substituto, e manda Samuel ungir Davi como o próximo Rei. Davi é ungido mas não assume o cargo logo em seguida. Leva anos até que isso aconteça. Mas a diferença entre Saul e Davi, era que em Davi havia o Espírito do Senhor.
Em 1 Samuel 17, Davi vence o Gigante Golias, e Saul pergunta quem ele era. Vendo a coragem de Davi, Saul o alista para seu exército como comandante dele. Porém, voltando para casa, no meio do caminho as mulheres comemorando a derrota do gigante, cantam uma canção:
"As mulheres dançavam e cantavam: “Saul matou milhares; Davi, dezenas de milhares”. Saul ficou muito irritado com esse refrão e, aborrecido, disse: “Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino?” Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi." I Samuel 18:7-9 NVI
Deste dia em diante, a inveja se apoderou de Saul, e por diversas vezes tentou matar a Davi, porém, Davi escapava todas as vezes.
substantivo feminino
- 1.desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia.
- 2.desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outrem.
Depois de tanta perseguição e de fugir de Saul, Davi teve oportunidade de matá-lo como forma de vingança, mas não o fez. Veja:
I Sm. 24:3-7
"Quando Davi acabou de falar, Saul disse: — É você mesmo, meu filho Davi? E Saul começou a chorar. Então disse a Davi: — Você está certo, e eu estou errado. Você tem sido muito bom para mim enquanto que eu lhe tenho feito muito mal. Hoje você mostrou o quanto é bom para mim, pois não me matou, embora o Senhor me tivesse entregado a você. Será que alguém, depois de pegar o seu inimigo, o deixa ir embora são e salvo? Que o Senhor o abençoe pelo que você fez por mim hoje! Agora estou certo de que você será rei de Israel e de que durante o seu governo o reino continuará firme. Mas jure em nome do Senhor que você não acabará com os meus descendentes, e assim o meu nome e o nome da minha família não serão esquecidos. E Davi jurou. Então Saul foi para casa, e Davi e os seus homens voltaram para a fortaleza." 1 Sm 24:16-22.
Não diga: "Eu o farei pagar pelo mal que me fez!" Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você. Provérbios 20:22
Talvez você esteja como Saul, a inveja se apoderou do seu coração; você não consegue se alegrar da felicidade do seu próximo, não consegue ver as pessoas elogiando o outro e se esquecendo de tudo o que você já fez por elas. Mas cuidado! Se você não dominar esse sentimento, ele te dominará, e não há como servir a dois senhores.
Talvez você seja como Davi, uma pessoa simples e humilde, porém, corajosa e forte, que não foge das lutas, mas as enfrenta e sai vitorioso,e isso tem causado muita inveja das pessoas ao seu redor à seu respeito. Você se sente injustiçado e perseguido. Mas como Davi, não se vingue, pois a vingança pertence ao Senhor. Mesmo que tenha que fugir, fuja! Mas saiba que Deus está vendo todas as coisas e vai te honrar.
Que Deus fale mais contigo.
Com carinho, Juliana Teixeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário